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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
sobrealgumas tendênciasmundiais de inserção
de tecnologias na educação. “A partir desses es-
tudos, o SENAI priorizou algumas ações estra-
tégicas que culminaram no Programa SENAI de
Tecnologias Educacionais”, explica Duarte, que
é o gestor do Programa.
A estratégia do Programa é avançar com a iden-
tificação e apropriação de tecnologias educacio-
nais, de maneira que seu uso esteja alinhado
à Metodologia SENAI de Educação Profissional,
para enriquecer os cursos da instituição e o pró-
prio processo didático-pedagógico. O Programa
se divide em alguns projetos, dentre eles o de-
senvolvimento de aplicativos demobile learning,
ou de aprendizagemmóvel.
Nesse contexto, a instituição trabalha comsitua-
ções de aprendizagem móvel para complemen-
tar a formação oferecida em seus cursos pre-
senciais e a distância. “Nós buscamos utilizar
todo o potencial do dispositivo móvel para atrair
o interesse do nosso aluno e torná-lo mais par-
ticipativo”, conta Duarte, explicando que, para
isso, buscou-se desenvolver ferramentas com
base em conceitos como blended learning, fli-
pped classroomeBring Your OwnDevice (BYOD).
Recentemente, o SENAI, focado no mobile lear-
ning, lançou dois aplicativos para seus alunos,
intitulados de Realidade Aumentada SENAI e
SENAI APP. Ambos estão disponíveis para down-
load na Google Play e na Apple Store. Através do
aplicativo Realidade Aumentada SENAI, os estu-