28
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Se, em um primeiro momento, esses dispositi-
vos geraram receio quanto ao seu uso nas es-
colas, sendo considerados por muitos como os
grandes “vilões”, que acabam por tirar a aten-
ção dos alunos, hoje, os novos emodernos equi-
pamentos começam a se tornar fortes aliados
no processo de ensino-aprendizagem. Dentre
os inúmeros benefícios que se pode atingir está
o fato de que o aparelho móvel pode propiciar a
“extensão” da escola para outras situações da
vida dos alunos.
Em entrevista concedida ao site da revista Veja,
o professor e pesquisador da Faculdade de Edu-
cação da Harvard University, Christopher Dede,
disse que o uso de dispositivos móveis tem po-
tencial para revolucionar a educação devido à
sua portabilidade e interatividade. Segundo
Dede, “graças a dispositivos como tablets e
smartphones, é possível, pela primeira vez, unir,
de maneira tão integrada, o mundo dentro e
fora da escola”. Contudo, o especialista desta-
cou que é preciso identificar um propósito para
o uso dos equipamentos e, a partir disso, estru-
turar um projeto para atingi-lo.
O especialista em Desenvolvimento Industrial
da Unidade de Educação Profissional e Tecno-
lógica (Uniep) do Serviço Nacional de Aprendi-
zagem Industrial (SENAI), Bruno Duarte, conta
que, para se apropriar das novas tecnologias no
processo educacional, há alguns anos, o SENAI,
com o apoio de organizações nacionais e inter-
nacionais, vem realizando uma série de estudos
IMAGENS: DIVULGAÇÃO