CASO DE SUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
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EDUCAÇÃ PROFISSIONAL
PROGRAMA SENAI DE PADRONIZAÇÃO ED ACIONAL
Segundo Frankwaine Pereira de Melo, analista de de-
senvolvimento industrial do Departamento Nacional do
SENAI, os Kits Didáticos e Simuladores têm como obje-
tivo a expansão territorial das ações do SENAI no desen-
volvimento da capacitação de alunos. “Eles devem ser
autossuficientes, podendo ser usados em uma unida-
de remota, como escola pública, igreja ou indústria, por
exemplo, ou nos polos presenciais definidos por cada
Departamento Regional”, afirma Frankwaine, ressaltan-
do que muitos Kits podem ser utilizados por diversos
escopos. “Um Departamento Regional pode, com um
mesmo Kit, atender a vários cursos diferentes”.
Isso significa que, além de a padronização propos-
ta pelo SENAI ser territorial, em relação à disponibili-
zação dos equipamentos e da mesma infraestrutura
para todas as unidades, existe também uma padroni-
zação em termos da tecnologia utilizada pela institui-
ção. “O projeto propõe que as especificações dos Kits
não sejam limitadas a situações de aprendizagem es-
pecíficas, para que não tenham validade tecnológica
de pouco tempo. Quando houver uma renovação de
situações de aprendizagem ou uma atualização do
curso, aquele Kit ainda vai poder permanecer porque
terá uma abrangência tecnológica que pode atender a
demandas diversas”, explica o analista, citando como
exemplo o fato de situações de aprendizagem do curso
de Refrigeração serem totalmente diferentes de situa-
ções do curso de Mecânica, mas um mesmo Kit poder
ser utilizado em ambos.