Background Image
Previous Page  37 / 54 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 37 / 54 Next Page
Page Background

CASO DE SUCESSO

37

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

I

I

I

EDUCAÇÃ PROFISSIONAL

PROGRAMA SENAI DE PADRONIZAÇÃO ED ACIONAL

Segundo Frankwaine Pereira de Melo, analista de de-

senvolvimento industrial do Departamento Nacional do

SENAI, os Kits Didáticos e Simuladores têm como obje-

tivo a expansão territorial das ações do SENAI no desen-

volvimento da capacitação de alunos. “Eles devem ser

autossuficientes, podendo ser usados em uma unida-

de remota, como escola pública, igreja ou indústria, por

exemplo, ou nos polos presenciais definidos por cada

Departamento Regional”, afirma Frankwaine, ressaltan-

do que muitos Kits podem ser utilizados por diversos

escopos. “Um Departamento Regional pode, com um

mesmo Kit, atender a vários cursos diferentes”.

Isso significa que, além de a padronização propos-

ta pelo SENAI ser territorial, em relação à disponibili-

zação dos equipamentos e da mesma infraestrutura

para todas as unidades, existe também uma padroni-

zação em termos da tecnologia utilizada pela institui-

ção. “O projeto propõe que as especificações dos Kits

não sejam limitadas a situações de aprendizagem es-

pecíficas, para que não tenham validade tecnológica

de pouco tempo. Quando houver uma renovação de

situações de aprendizagem ou uma atualização do

curso, aquele Kit ainda vai poder permanecer porque

terá uma abrangência tecnológica que pode atender a

demandas diversas”, explica o analista, citando como

exemplo o fato de situações de aprendizagem do curso

de Refrigeração serem totalmente diferentes de situa-

ções do curso de Mecânica, mas um mesmo Kit poder

ser utilizado em ambos.