REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO Janeiro/15 - page 49

CASODESUCESSO
49
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
As IESbrasileiras têm feitoessa junçãodoensino téc-
nicocomo teórico?
O SENAI é um caso clássico de instituição técnica que
percebe a necessidade de oferecer cursos commaior
densidade teórica,masamaioriadoscursos tecnólogos
criados pelas IES brasileiras revelam a falta de uma vi-
vênciaprática, fazendo comqueeles acabempor apre-
sentar conteúdos demasiadamente teóricos. Acredito
queaeducaçãopara formar profissionais competentes,
aptosa resolverproblemas,éaquelaqueagregaomaior
número possível de conteúdos teóricos, como filosofia,
literatura, entreoutros, ou seja, umaboaeducaçãopre-
cisa ser plena e não segmentada. Contudo, ela precisa
também ser aliadaao ensinodos conhecimentos espe-
cíficos queoprofissional demandaparaatuar naprofis-
são que escolheu. Dessa forma, podemos concluir que
aboaeducaçãoéaquelaquecombinaaeducaçãogeral
comaprofissional.
A partir dessa teoria, o ensino noBrasil está na dire-
çãodeumaboaeducação?
Não, pois não possuímos uma formação geral. Só pos-
suímosa formaçãoprofissional e, assim, formamospro-
fissionais incultos. Em qualquer país de primeiro mun-
do, oscursospossuemdoisanosde formaçãogeral dos
alunos, oferecendodisciplinascomofilosofia, antropolo-
gia, ética, literatura, entre outros. É como se fosseuma
continuação do ensinomédio, em que o estudante re-
cebe dois anos de formação geral antes de escolher a
profissãoquedeseja seguir.
ENTREVISTA
1...,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48 50,51,52,53,54,55,56,57,58,...59
Powered by FlippingBook