REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO Janeiro/15 - page 48

48
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Em suaopinião, qual a relaçãoentreensi-
noepesquisanas IES?
Não é uma relação satisfatória na gradua-
ção porque, geralmente, professores-pes-
quisadores ficammais preocupados com a
pesquisa em si do que com a preparação
das aulas. Na pós-graduação, o cenário se
modifica, pois ali o aprendizado está rela-
cionado à pesquisa e o professor-pesqui-
sador acaba ventilando em suas aulas o
temaqueestáestudando, alémdeorientar
os alunos em seus trabalhos de conclusão
de curso. Nos Estados Unidos, não existem
programas de pesquisa nas universidades.
O professor pode fazer por conta própria,
sem financiamentos públicos, ou por meio
da própria IES, desde que ela tenha condi-
ções financeiras e vocação para tal. Mas o
importantedisso tudo, emminhaopinião, é
que o ensino de qualidade não precisa de
pesquisa, isso é ummito. O que realmen-
te precisamos fazer é ajustar os conteúdos
doensino, poisalunosquesaemdeescolas
completamentediferentes, combasescom-
pletamente diferentes, não podem ter que
dominar os mesmos conteúdos, no primei-
ro período da faculdade. É preciso que se
ensinem, primeiramente, matérias básicas,
para que haja um nivelamento, e depois o
que os alunos irãousar de fato em sua car-
reiraprofissional.
©ELAPELA
/ISTOCKPHOTO
1...,38,39,40,41,42,43,44,45,46,47 49,50,51,52,53,54,55,56,57,58,...59
Powered by FlippingBook