REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO AGOSTO/14 - page 22

22
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
A proposta pedagógica do novo projeto está pautada no
paradigma sistêmico, que entende que a educação em
si deve pensar sempreno todo enãodemodo fragmen-
tado. Assim, o SESI/PR elaborou ummodelo curricular
de forma interseriada que agrega os conteúdos das três
séries do ensinomédio em diferentes oficinas. Elas são
trabalhadas estimulando oaprendizado coletivamente e
simulando situações que os estudantes podem encon-
trar nomundo real edo trabalho.
Asoficinasdeaprendizagemsãoelaboradaspelosprofes-
sores de todas as áreas do conhecimento, quemontam
conjuntamente os conteúdos relacionados a uma temá-
ticaqueabrange todoo currículobásico, alémdas disci-
plinas transversais, que entram para auxiliar aindamais
a prática das atividades. O planejamento de cada uma
é partilhado entre eles para que haja interdisciplinarida-
de. “Nós visualizamos que esse novo projeto curricular
contempla aindamais o trabalho do professor enquanto
mediador daaprendizagemearticulador desse conheci-
mento, sempre auxiliando o aluno. O conteúdo deixa de
ser compartimentado e passa a ser compartilhado”, diz
Raquel doNascimento, coordenadora técnica daGerên-
ciadeOperações InovadorasdoColégioSESI/PR.
Cada escola SESI disponibiliza os editais das oficinas
ofertadas na ferramenta virtual ColégioSESI 2.0; nela, o
aluno pode visualizar quais são seus desafios e os con-
teúdos que cada disciplina vai trabalhar e se inscrever.
Caso não haja vaga na oficina que o aluno deseja, ele
pode optar por outra, tendo que se inscrever em quatro
oficinas durante o ano, uma por bimestre. “Os estudan-
tes tambémpodem receberoauxíliodeprofessoresepe-
dagogosnasescolhasdasoficinas”, dizRaquel.
RODOLPHO PAJUABA
1...,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21 23,24,25,26,27,28,29,30,31,32,...81
Powered by FlippingBook