REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO AGOSTO/14 - page 24

24
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Interseriação
Comoficaacritériodoalunoaescolhadaoficinaquedeseja
fazeremcadabimestre,osestudantesdoensinomédiopar-
ticipam juntos, semdivisõesdeséries, dasoficinas, istoé, o
fazerpedagógicosedáde forma interseriada.Raquelexplica
queoalunoassumeumaposturaativae investigativa, bus-
cando soluções em equipes, e não fica prejudicado, já que
ele consegue assimilar todos os conteúdos básicos ao fim
dos trêsanosemque terápassadopor todasasoficinasde
aprendizagemquecompõemocurrículodoensinomédio.
Interdisciplinaridadedosprofessores
O trabalho em equipe não é apenas para os alunos.
Os professores do SESI/PR precisam trabalhar conco-
mitantemente para discutir e articular seus conteúdos,
pensando nos desafios propostos pelas oficinas, para
quea interdisciplinaridade sejaefetiva.
“Os professores precisam estar em harmonia, sabendo
o que o outro está trabalhando em prol da solução do
desafiodaoficina. A resposta temque ser únicaepreci-
saenglobaracontribuiçãoda física, da línguaportugue-
sa, da arte, por exemplo, para que o aluno solucione o
desafio. Por isso, é importante esse trabalho interdisci-
plinardosprofessores”, explicaRaquel. Alémdisso, eles
participam de um encontro semanal obrigatório, para
discussãoeelaboraçãodos conteúdosdas oficinas.
Apropostase iniciouem2013comacapacitaçãosobre
os conteúdos básicos comuns de ummil professores
dos51colégiosSESI doParaná. Apartir deagosto, uma
novacapacitaçãoseráofertada, focandoagoranoscon-
teúdos transversais e pensando na inserção do aluno
nomercadode trabalho.
RODOLPHO PAJUABA
1...,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23 25,26,27,28,29,30,31,32,33,34,...81
Powered by FlippingBook