REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO AGOSTO/14 - page 19

CASODESUCESSO
19
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ
Interseriação
Inspirado na experiência do Departamento Regional do Paraná e
da Escola da Ponte em Portugal, a Bahia começou umamudança
no currículo, esteano, chamadade interseriação. “Alémde termos
osconteúdos interdisciplinares, também trabalhamoscomosestu-
dantes das primeiras, segundas e terceiras séries fazendo, juntos,
pesquisa sobreumdeterminado tema”, explicaClessia.
Nomodelo de interseriação, o SESI conta com oNúcleo de Apren-
dizagemEssencial (NAE), que consulta alunos de diferentes séries
envolvidasemumeixodepesquisa interdisciplinar para responder
a determinados problemas ou desafios. A partir do que os profes-
sores fazem no núcleo de pesquisa, que realiza todo o trabalho
de coleta de dados, apropriação de conhecimento, relatório e ar-
gumentação, os alunos são avaliados e é feito um planejamento
articuladodoque seráaplicado.
“Nesse modelo, o professor de matemática não deixa de ensinar
a matemática que é necessário ensinar, mas a matemática é re-
lacionada a outras áreas de conhecimento para que tenha mais
significado para o aluno”, exemplifica Clessia. Ela finaliza dizendo
que, além desse projeto-piloto de interseriação, o SESI da Bahia
tambémdesenvolve outros projetos como o Theoprax ea robótica,
porexemplo, paraapráticadoensino, alémdonúcleodepesquisa,
para ir além da interdisciplinaridade, buscando uma aproximação
entreosconteúdosdasdemaissériese tambémnovaspráticas.
1...,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18 20,21,22,23,24,25,26,27,28,29,...81
Powered by FlippingBook