Revista SESI-SENAI Educação - page 50

50
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
informações sobre onde está o conhecimento dentro da
organização, tornandopossível chegar atéeleeutilizá-lo
emseuprópriobenefício.
Programar agestãodo conhecimentonoambienteesco-
lar implicamudanças de aspectos da própria cultura or-
ganizacional, comopor exemplo, a criaçãode comunida-
des de professores que aprendem juntos, compartilham
seusconhecimentosecujaposturasirvademodeloepa-
râmetroparaosalunos.
Naescola, umadasaçõesquepode ser tomada visando
à gestão do conhecimento é a criação de uma base de
informações emqueprofessores eadministradores pos-
sam registrar suasexperiências, boasou ruins, paraque
outrosenvolvidosnoprocessopossampesquisá-laseuti-
lizá-las, quando necessário. Essa é uma forma de disse-
minar o conhecimento para evitar que osmesmos erros
sejam cometidos e para estimular a adoção de práticas
que obtiveram sucesso. Pode também ser criada uma
forma de divulgação interna de notícias relacionadas à
educação, veiculadasdiariamentenosmeiosdecomuni-
cação, paraqueosdocentes tenhamacessomais fácil e
rápidoaessasnotícias.
Outra forma de se fazer a gestão do conhecimento é a
formação de redes de conhecimento, visto que as redes
presenciais são constituídas por indivíduos e comuni-
dades detentoras de conhecimento, que se juntam por
interesses comuns, compartilhando o conhecimento e
cooperandona resoluçãodeproblemas. Atualmente, um
númerocrescentedeprofessores temadotadoa internet
GESTÃODOCONHECIMENTO
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,60,...76
Powered by FlippingBook