Revista SESI-SENAI Educação - page 51

ARTIGO
51
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Arquiteta,mestreemHistória, Arte, ArquiteturaeCidade, es-
pecialistaemRevitalizaçãoUrbanaeArquitetônica.Doutoran-
daemAdministração
para desenvolver uma rede virtual integrativa com alu-
nos, colegas e outros profissionais, gerandomaior apro-
ximação e acelerando o processo de comunicação e in-
teração, tãonecessárioparaagestãodoconhecimento.
O próprio Facebook lançou, emmaio de 2011, um guia
para auxiliar os professores de todo omundo a entender
eutilizaramídiasocial emsaladeaula. Esseguia, chama-
doFacebook forEducators, foi escritoporespecialistasem
educação, visandoaapoiaroseducadoresnautilizaçãodo
Facebookde formapositivaeprodutivanacomunicaçãoe
interação com os alunos do século XXI, que têm um novo
perfil e novas necessidades educacionais. Essa nova fer-
ramentageraentusiasmopeloaprendizado, poispodeser
utilizada de várias formas, como para apoiar discussões
emsaladeaula, estimularacooperaçãoentreosalunose
encorajá-losaaprenderalémdasaladeaula.
Para permitir que o conhecimento circule em todas as
esferas, a escola precisa transformar antigas estruturas
epermitirquenovosvaloressurjam.Cabeaogestoresco-
lar promover a interaçãopormeioda trocaedaarticula-
çãodo conhecimento. Uma vez estimuladas, aspessoas
tendem a compartilhar seu conhecimento, a interagir; e
quando existe troca de informações, consequentemente
existe a possibilidade de aprendizado e de novos sabe-
res. A gestão do conhecimento é um processo contínuo,
um ciclo de aprendizagem contínuo, que dá resultados
quandopraticadade formasistemática.
1...,41,42,43,44,45,46,47,48,49,50 52,53,54,55,56,57,58,59,60,61,...76
Powered by FlippingBook