Revista SESI-SENAI Educação - page 60

60
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
“Podemos elencar váriosmotivos paraoabandonoescolar,
mas,pensandoprincipalmentenosadolescentesde15a18
anos, podemoscitar três: anecessidadedebuscar uma for-
madesubsistência;gravideznaadolescência,queéumfator
queatinge tantomeninasquantomeninosqueserãopais; e
afaltade interessepelaescola,quepassaaserum localpou-
coatrativoparao jovem”, explicaMariaHelena, dizendoque
esseseoutros fatores têm feitocomquemuitos jovensaban-
donemosestudose, quando retornam, jáseencontramem
uma idadequenãopermitemaisqueestudemnaeducação
básicanafaixaetáriaregular.“Asolução,então,éaEducação
deJovenseAdultos (EJA)”,afirma.
Herançaeducacional
Alémde jovensqueabandonaramaescola,oBrasil também
possui umaparceladapopulaçãoadultaquenecessitafina-
lizar aeducaçãobásica. “Háalgunsanos, abaixaqualidade
doensino,a faltadeatratividadedasescolaseoprocessode
marginalizaçãodasrelaçõesdetrabalho levarammuitaspes-
soasaabandonarosestudosnaadolescênciaevoltardepois
de um tempo, já adultos”, diz a gerente do SESI. Ela conta
que estudos feitos na indústria verificaram que um grande
percentual de trabalhadores já registrados formalmentenão
temosensinos fundamentaloumédioconcluídos.
“Noúltimoestudo feitocomosegmento industrial parasub-
sidiaroMapaEstratégicoda Indústria,quedefineobjetivose
programascapazesde transformar oBrasil numaeconomia
competitiva,oqueseverificoufoiqueaeducação,emtermos
de importância,éoprimeiro fatorque impacta”,afirmaMaria
HelenaMartins,explicandoqueouabaixaescolaridadeoua
baixaqualificaçãodo trabalhador interferemnegativamente
nacompetitividadedosetor industrialbrasileiro.
JOSÉ PAULO LACERDA
1...,50,51,52,53,54,55,56,57,58,59 61,62,63,64,65,66,67,68,69,70,...76
Powered by FlippingBook