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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
tantes, proporcionando uma medida da
eficácia da educação de cada nação
face aos padrões de desempenho es-
tabelecidos pela OCDE. Mas, na avalia-
ção de Chico Soares, infelizmente não
se pode analisar a educação básica no
Brasil sem considerar a enorme desi-
gualdade presente no sistema. “Temos
o que há de melhor e de pior. Devemos
celebrar o que temos de bom e buscar
estender as oportunidades de aprendi-
zado dessas boas escolas”, enfatiza o
presidente do Inep.
Novidades
Em cada ciclo do Pisa é seleciona-
da como foco principal uma das três
áreas avaliadas. Em 2000, o principal
foi a leitura, domínio novamente avalia-
do em 2009. Em 2003 e em 2012, foi
selecionada a matemática e, em 2006
e 2015, as ciências. A edição de 2015
pediu ainda uma avaliação adicional
dos alunos em educação financeira e
resolução colaborativa de problemas,
com o objetivo de aferir como o estu-
dante lida com seu dinheiro e como re-
solve situações do cotidiano.
Na visão de Chico Soares, a vida mo-
derna exige conhecimentos e habilida-
des muito diversos. “A opção por par-
ticipar de uma avaliação internacional
de competência financeira vai ao en-
contro de um esforço transversal que
envolve diferentes órgãos do governo e
que contribui com a Estratégia Nacio-
nal de Educação Financeira, que visa
a promover a educação financeira e
previdenciária dos jovens, contribuin-
do para o fortalecimento da cidadania,