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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
textuais, os quais possibilitam relacio-
nar o desempenho dos alunos a variá-
veis demográficas, socioeconômicas e
educacionais. Essas informações são
coletadas pela aplicação de questioná-
rios específicos para os alunos, para os
professores e para as escolas. Segundo
o presidente do Inep, como já são mui-
tos os países participantes, é possível
saber como os jovens brasileiros estão
adquirindo esses conhecimentos e habi-
lidades em relação aos jovens de outros
países. “Ademais, os dados coletados
por meio de questionários socioeconô-
micos oferecem informações contextuais
que auxiliam na interpretação e singula-
rizam as circunstâncias dos resultados
obtidos no teste”, afirma Soares.
O exame internacional faz um retrato
de cada país e o compara com os res-
© NUSTOCK/ISTOCKPHOTO
(Inep). Segundo o presidente da insti-
tuição, Chico Soares, o Pisa criou uma
matriz referencial de leitura, de mate-
mática e de ciências que enfatiza como
esses conhecimentos são necessários
na vida de um jovem neste novo sécu-
lo. “O intuito da avaliação é analisar
em que medida os jovens conseguem
aplicar os conhecimentos adquiridos
nessas áreas em situações do dia a
dia, de modo que estejam preparados
para uma participação plena em socie-
dade”, explica Soares, ressaltando que
essas especificações são particular-
mente úteis e, como consequência, os
indicadores delas derivados.
Além de observar as competências dos
estudantes em leitura, matemática e
ciências, o estudo coleta informações
para a elaboração de indicadores con-
ASCOM/INEP