7
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CAPA
primeiros lugares farão um curso de Design Thinking
e visitarão a Google e a ONG FazINOVA. Os segundos
lugares farão, cada um, dois cursos EaD com as temá-
ticas de inovação e empreendedorismo.
Após a cerimônia de entrega dos prêmios, o diretor de
Operações do SENAI, Gustavo Leal, aconselhou aos par-
ticipantes que busquem dominar uma série de compe-
tências que permitam a eles se destacar no ambiente
empresarial muito competitivo da indústria brasileira.
“Conhecimento é a principal competência, atualmente,
e conhecimento aplicado é inovação, é a agenda do sé-
culo XXI”, afirma Leal, completando que a educação é
a base dos processos inovativos. “Nosso objetivo é que
o SENAI se torne um ambiente propício para que esse
tipo de educação ganhe fôlego no Brasil”.
O DESAFIO
Como transformar resíduos industriais em aplicações
que gerem valor para a sociedade? Como ampliar e fa-
cilitar a utilização de energia renovável em residências
e/ou empresas? Como melhorar a mobilidade urbana
por meio de novas tecnologias e sistemas de informa-
ção e comunicação eficientes? E como otimizar a utili-
zação da água nos processos de fabricação por meio
de soluções econômicas? Essas foram as questões
propostas pelo I Desafio SENAI de Projetos Integrado-
res, com a ajuda de enquetes e encontros realizados
com indústrias de várias partes do País.
Tendo as questões definidas, o Desafio se iniciou em feve-
reiro deste ano, com a capacitação de 63 colaboradores,
entre docentes e coordenadores pedagógicos, na Meto-