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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
CAPA
jetos profissionais. Outro aspecto que chama minha
atenção é que a qualidade não está relacionada à con-
dição socioeconômica da região, ou seja, os melhores
trabalhos não são, necessariamente, das regiões mais
ricas e desenvolvidas do País”, analisa a pesquisadora
da Quimtia, reforçando que essa situação reflete a boa
base de ensino do SENAI e a orientação que os grupos
receberam. “Parabéns ao SENAI pela qualidade do en-
sino e pela iniciativa do Desafio, e muito obrigada pela
oportunidade de participar”, enfatiza.
PROJETOS INTEGRADORES
De acordo com o gerente-executivo de Educação Profis-
sional e Tecnológica do SENAI Nacional, FelipeMorgado,
por princípio, os projetos integradores devem fazer par-
te das situações de aprendizagem desenvolvidas nos
cursos, compondo o currículo dos alunos. “Tomamos o
cuidado de preparar os docentes envolvidos para que a
iniciativa integrasse as situações de aprendizagem tra-
balhadas em sala de aula”, explica Morgado, ressaltan-
do que não se trata de uma atividade extraclasse, mas
sim intraclasses. “Essa metodologia de ensino, que in-
tegra alunos de cursos diferentes, é importante para a
formação de profissionais para a indústria”.
Confira, a seguir, os projetos mais bem avaliados em
cada uma das categorias.
JOSÉ PAULO LACERDA