Background Image
Previous Page  6 / 57 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 6 / 57 Next Page
Page Background

6

REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

Desde que a internet se consolidou como uma reali-

dade dos novos tempos, previu-se a necessidade de

trazer, para o ensino, uma série de atividades que

pudessem ser realizadas a distância, em um pro-

cesso de aprendizagem autônoma em que o próprio

estudante vai gradualmente se habituando às ferra-

mentas disponíveis via internet e interagindo com os

professores e demais alunos por meio da tecnologia.

Contudo, é preciso ficar atento ao fato de que, nas

formações que visam a preparar o aluno para a atu-

ação na indústria, as aulas práticas são essenciais.

A especialista do Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial (SENAI) Paula Martini explica que “a pre-

paração de trabalhadores para a indústria demanda

uma série de habilidades e de capacidades manipu-

lativas que precisam ser aprimoradas em práticas

presenciais”.

Segundo Paula, por mais que existam simuladores

digitais, o aluno precisa ter contato com os instru-

mentos que utilizará dentro do processo industrial.

“Em um determinado momento, é necessário que

o estudante segure os equipamentos, sinta o peso

deles, aprenda a manuseá-los e a manipular deter-

minadas ferramentas, produtos e insumos consumí-

veis dentro do processo de produção industrial”, diz,

ressaltando que, nos cursos a distância oferecidos

pelo SENAI, durante a formação, o aluno desenvolve

toda a parte teórica em ambiente virtual e compare-

ce à instituição de ensino uma vez por semana para

aprender a parte prática da profissionalização.

MÁRIO CASTELLO

MÁRIO CASTELLO