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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Desde que a internet se consolidou como uma reali-
dade dos novos tempos, previu-se a necessidade de
trazer, para o ensino, uma série de atividades que
pudessem ser realizadas a distância, em um pro-
cesso de aprendizagem autônoma em que o próprio
estudante vai gradualmente se habituando às ferra-
mentas disponíveis via internet e interagindo com os
professores e demais alunos por meio da tecnologia.
Contudo, é preciso ficar atento ao fato de que, nas
formações que visam a preparar o aluno para a atu-
ação na indústria, as aulas práticas são essenciais.
A especialista do Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (SENAI) Paula Martini explica que “a pre-
paração de trabalhadores para a indústria demanda
uma série de habilidades e de capacidades manipu-
lativas que precisam ser aprimoradas em práticas
presenciais”.
Segundo Paula, por mais que existam simuladores
digitais, o aluno precisa ter contato com os instru-
mentos que utilizará dentro do processo industrial.
“Em um determinado momento, é necessário que
o estudante segure os equipamentos, sinta o peso
deles, aprenda a manuseá-los e a manipular deter-
minadas ferramentas, produtos e insumos consumí-
veis dentro do processo de produção industrial”, diz,
ressaltando que, nos cursos a distância oferecidos
pelo SENAI, durante a formação, o aluno desenvolve
toda a parte teórica em ambiente virtual e compare-
ce à instituição de ensino uma vez por semana para
aprender a parte prática da profissionalização.
MÁRIO CASTELLO
MÁRIO CASTELLO