CASO DE SUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ PROFISSIONAL
CAPACITAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS REGIONAIS
Paula conta que há grandes desafios na inserção dos cur-
sos técnicos e de qualificação na modalidade EaD. “Esses
cursos demandam uma conciliação de competências do
ensino a distância e da prática presencial. A parte prática
já está no nosso DNA, mas agora, nesse tipo de formação,
as duas modalidades caminham juntas, integradas”.
Portanto, a instituição de ensino desenvolveu uma série
de ações que tem como objetivo definir os processos de
implantação dos cursos do programa SENAI de educação
a distância. Para isso, foi utilizada a metodologia Business
Process Management (BPM), que trata do gerenciamento
dos processos de negócios. “Nós desenhamos os vários
processos que precisam ser implementados pelas escolas
do SENAI em todo o País e definimos uma modelagem de
Núcleo de Educação a Distância em cada um dos nossos
27 Regionais”, conta Paula.
Agora, o Departamento Nacional vem oferecendo consulto-
rias presenciais, com carga horária de 32 horas, distribuí-
das em quatro dias, para apresentar e customizar os pro-
cessos de implantação de forma que cada Departamento
Regional possa adequar suas ferramentas e infraestrutura
para a oferta dos cursos EaD.
A especialista do SENAI conta que com esses auxílios, as
escolas da instituição estão recebendo bem a nova modali-
dade de ensino. Além disso, segundo ela, “a iniciativa está
sendo um diferencial para o SENAI, para essa missão tão
importante agora, que é ofertar cursos técnicos e de qualifi-
cações namodalidade a distância e alcançar o objetivo dos
20% das nossas matrículas”, pontua.