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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
SENAI/AM
O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) propõe a
Metodologia SENAI de Adequação Curricular, que surgiu
exatamente da necessidade de oferecer um atendimen-
to educacional inclusivo.
Vários Departamentos Regionais se envolveram na
formulação dessa proposta. É o caso, por exemplo, do
SENAI/AM. Segundo Sílvia Moreira Barros, gerente-ge-
ral de Educação Profissional do Departamento Regional
do Amazonas, por intermédio da flexibilização do currí-
culo, da acessibilidade aos ambientes e de equipamen-
tos e recursos de tecnologias assistivas, são possíveis a
promoção e garantia à igualdade de acesso aos alunos
com deficiência, respeitando suas especificidades e pe-
culiaridades.
“Com uma visão sistêmica, e uso da Metodologia,
preocupou-se com as várias etapas do processo, ou seja,
desde o ingresso, passando pela permanência, avalia-
ção e certificação dos alunos com deficiência, baseando
os saberes adquiridos, por meio do desenvolvimento das
habilidades e competências”, afirma a gerente. Para ela,
as adequações nas várias etapas do processo também
precisam ser bem definidas, contando com recursos e
auxílios tanto físicos quanto humanos.
Sílvia ressalta que, para o sucesso efetivo, o trabalho em
conjunto é fundamental. “E quando falamos conjunto, en-
tenda-se toda a cadeia formadora do Regional, da Central
de Matrícula ao diretor regional”, conclui.
Confira, a seguir, um pouco das ações inclusivas do
SENAI/AM.