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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Segundo a especialista do Departamento Na-
cional do SENAI, Rangélia Coelho, um Comitê
Técnico Setorial Nacional tem por principal
objetivo adequar a oferta formativa da insti-
tuição às demandas do mercado, através da
definição de um perfil profissional que detalha
as competências necessárias ao exercício pro-
fissional do trabalhador, bem como o contexto
de trabalho em que irá atuar, apontando, tam-
bém, novos contextos e novas possibilidades
de atuação do profissional. Ela ressalta que
todas as discussões são lastreadas por estu-
dos de tendência e prospecção e por outros
documentos normativos pertinentes à educa-
ção profissional nacional.
“Os CTSN nasceram da necessidade de que
haja perfis profissionais mais coerentes e sin-
tonizados com as características e necessi-
dades dos setores produtivos atendidos pelo
SENAI, assegurando validade, reconhecimento
e portabilidade nacional”, afirma a especialis-
ta. Rangélia explica que, quando existe a ne-
cessidade de um novo curso, é realizado todo
um estudo prospectivo da demanda. O resulta-
do desse estudo é encaminhado para o Comi-
tê, que faz a análise com o viés educacional.
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