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COMÉRCIO EXTERIOR
A maior inserção do país no comércio internacional
é estratégica para o crescimento econômico
Além dos permanentes esforços empresariais na busca de produtividade e e ciência, o Brasil
precisa implementar políticas de inserção no comércio internacional que promovam melhorias nas
condições de competitividade dos produtos brasileiros.
A rápida recuperação da economia brasileira tem contribuído para a apreciação do real, o que,
em um contexto de desaquecimento da demanda internacional, prejudica as condições de concor-
rência dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.
O desempenho das exportações tem impactos signi cativos sobre o nível de atividade e sobre
as condições de crescimento da economia. A expansão do uxo internacional de comércio e de
investimentos é fator importante para a competitividade das empresas, propiciando melhoria da
qualidade, aumento da produtividade e agregação de valor aos produtos.
As políticas de inserção do Brasil no comércio internacional devem buscar:
• redução da burocracia e da carga tributária;
• política cambial coerente com a estratégia exportadora;
• melhoria das condições de acesso a mercados externos;
• promoção comercial dos produtos brasileiros em mercados relevantes;
• equilíbrio nos tratamentos fitossanitários, aduaneiros etc.
PLP 508/2009 da CESP Crise Comércio da CD
, que “Dispõe sobre a ampliação das ações
do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES voltadas ao nan-
ciamento às exportações de bens e serviços brasileiros, estabelecendo as condições para
que realize operações de seguro de crédito à exportação e contratações de resseguro e co-
seguro em virtude dessa atividade”.
Foco: Atuação do BNDES no apoio financeiro às exportações.
O QUE É
Amplia as ações do BNDES voltadas ao nanciamento às exportações de bens e serviços brasi-
leiros, a serem realizadas por meio de subsidiária do BNDES criada para tal m.