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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Voltados, então, para a troca de informa-
ções e conhecimentos que possibilitem a
elaboração de perfis profissionais, os Co-
mitês são compostos por representantes
do SENAI, especialistas de empresas e
representantes de associações patronais
e sindicais, do meio acadêmico e de insti-
tuições públicas das áreas de Educação,
Trabalho e/ou Ciência e Tecnologia. “Du-
rante dois dias, o Comitê, à luz das pros-
pectivas tecnológicas, define o perfil pro-
fissional da ocupação”, diz a especialista
do SENAI. “Os perfis identificados, por
sua vez, alimentam o processo de elabo-
ração do desenho curricular e da oferta
formativa. Assim, é possível estruturar a
educação profissional em sintonia com
as tendências do mercado de trabalho”.
Rangélia conta, ainda, que o perfil profis-
sional da ocupação busca apontar novos
contextos e novas possibilidades de atua-
ção desse profissional. Após a definição,
o perfil passa pela análise de uma equipe
técnico-pedagógica, que faz a transposi-
ção das informações do mundo do traba-
lho para o da educação.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL