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REVISTA

SESI/SENAI

EDUCAÇÃO

Segundo a especialista do Departamento Na-

cional do SENAI, Rangélia Coelho, um Comitê

Técnico Setorial Nacional tem por principal

objetivo adequar a oferta formativa da insti-

tuição às demandas do mercado, através da

definição de um perfil profissional que detalha

as competências necessárias ao exercício pro-

fissional do trabalhador, bem como o contexto

de trabalho em que irá atuar, apontando, tam-

bém, novos contextos e novas possibilidades

de atuação do profissional. Ela ressalta que

todas as discussões são lastreadas por estu-

dos de tendência e prospecção e por outros

documentos normativos pertinentes à educa-

ção profissional nacional.

“Os CTSN nasceram da necessidade de que

haja perfis profissionais mais coerentes e sin-

tonizados com as características e necessi-

dades dos setores produtivos atendidos pelo

SENAI, assegurando validade, reconhecimento

e portabilidade nacional”, afirma a especialis-

ta. Rangélia explica que, quando existe a ne-

cessidade de um novo curso, é realizado todo

um estudo prospectivo da demanda. O resulta-

do desse estudo é encaminhado para o Comi-

tê, que faz a análise com o viés educacional.

©TCMAKE_PHOTO/ISTOCKPHOTO