52
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Vivenciamos um clima tão veloz demudança que se torna
problemáticaa interaçãoeacompanhamentodascrianças
e jovens, poisénecessárioquese reconheçamsuaspoten-
cialidadese carências, seu contextode vidaeaindanossa
possibilidade de mudança. É certo que toda proposta de
intervenção e assessoramento psicopedagógico deve de-
senvolveruma relaçãoprofissional eamigável, numamani-
festação concreta de assistência favorecida pelo exercício
da escuta, pela demonstração de confiança no educando,
amando o que eles amam, proporcionando assim uma
busca de sentido e significado da própria existência e da
necessidadede conhecer a cultura jáexistente.
As crianças portadoras de dificuldades de aprendizagem
têmemcomumobaixodesempenho, poisquandodesafia-
das um poucomais, parece que “congelam”, não reagem.
Paraaprender, oeducandodeveestar aptoa tolerar o tem-
porário, odesequilíbrioqueanova informação traz.
©KAMELEON007/ISTOCKPHOTO