REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 42

42
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
I
I
I
FOTOS: JOSÉ PAULO LACERDA
ca a especialista, citando como exemplo
osmateriais audiovisuais eas atividades
interativas.
AnnaChristina conta que a padronização
éutilizadano sentidodeunificar aexperi-
ênciadousuário, no casooaluno, em to-
dososcursosdoPSEAD.Ela foi elaborada
com base em princípios de design e em
requerimentos e possibilidades da tecno-
logia. O resultado disso é um programa
com uma identidade, onde todas as pá-
ginaswebmostram consistênciaentre si,
e também comoutros recursosdidáticos,
como o livro impresso. A padronização
possibilitaqueoalunopercebaque todos
os materiais têm uma aparência similar:
consistência nos fundos de tela, esque-
made cores, sistemadenavegaçãoetc.
A padronização é aindamais importante
quando lida com um grande programa,
comonocasodoProgramaSENAIdeEdu-
caçãoaDistância, queoferecediferentes
cursos, os quais são desenvolvidos por
diferentes equipes. Sem uniformidade,
pareceria que vários projetos diferentes
foram agrupados, e não se notaria que
aspartes fazempartedeum todo, deum
único programa. “Cada área tem a sua
cor específica”, exemplifica a especialis-
ta, ressaltando que tanto o livro didático
quanto omaterial digital são fiéis a essa
cor. “Foi desenvolvido um manual de
1...,32,33,34,35,36,37,38,39,40,41 43,44,45,46,47,48,49,50,51,52,...55
Powered by FlippingBook