REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO abril/15 - page 50

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Todaessagamade teoriase “verdades” científicasperme-
adas pelas ideias poéticas de Rubem Alves, psiquiatra e
filósofoquedefendeaeducaçãodoolhar edaescuta, pos-
sibilitará um trabalho realizado “de cor”, ou seja, do cora-
ção, oquenos levaàmáximadeD. Bosco: “Educar écoisa
do coração.”
Falar do educar como ação de ensinar é explicitar asme-
diações intencionais do ensinante entre os conhecimen-
tos existentes e os conhecimentos dos aprendentes. A Ex-
periência de AprendizagemMediada (EAM) proposta por
Reuven Feuerstein (Gomes, 2002) possibilita o desenvol-
vimentode ferramentas teórico-metodológicas capazes de
produzir Modificabilidade Cognitiva Estrutural necessária
às demandas da contemporaneidade. Hojenãoháespaço
para verdades científicas cristalizadas; dentrodaorganiza-
çãomoderna, o sujeito tem de ser mais flexível, capaz de
mudar de uma tarefa para a outra e aprender habilidades
novas, mesmo quando seu campo de experiência ainda
nãonecessitedelas.
É importantesalientarque,nesteensaio, trataremosdopon-
to de vista psicopedagógico da aprendizagem, em que te-
mos,no lugardoprofessor,umensinante;no lugardoaluno,
um aprendente; no lugar do plano de estudos, a instituição
escola; eno lugar de conteúdos, umapreocupaçãodidática
– teremososaber.Odesafiodenossodesempenhoestáem
possibilitar a transformação das informações em conheci-
mentoedessesconhecimentosemsaber apropriado.
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