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AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA | 2013
Ademais, a concessão do Selo Empresa Responsável por entes públicos, na área de responsabili-
dade social, dada a dificuldade de acompanhamento da dinâmica das atividades desempenhadas
pela iniciativa privada, pode inviabilizar a certificação com o selo. De certo que, se o empresariado
industrial desejar atender às exigências das melhores práticas de responsabilidade social, melhor
que o faça sem a interveniência estatal, pois a viabilização do intento por meio de associações
privadas resulta em melhores frutos.
ONDE ESTÁ? COM QUEM?
SF –
CDR (aprovado o projeto com substitutivo),
CAE (aguarda parecer do relator, senador
Francisco Dornelles – PP/RJ)
, CMA e CCJ. CD.
Educação
Dar um salto na qualidade e na escala da educação básica e profissional
O principal desafio do sistema educacional brasileiro é a qualidade.
A indústria necessita de recursos humanos qualificados, criativos e com capacidade empreende-
dora. Essa é a base para a elevação da produtividade e crescimento sustentável da renda.
É fundamental a criação de condições para um salto qualitativo em todos os níveis de ensino, tendo
como referência padrões internacionais. Isso requer um sistema nacional de indução à qualidade
que assegure melhoria da infraestrutura, recursos didáticos e formação adequada de professores.
A educação no Brasil deve perseguir os seguintes objetivos principais:
• garantir a qualidade da educação básica;
• ampliar o nível educacional dos trabalhadores da indústria;
• garantir uma educação superior de qualidade e adequada às necessidades da economia do
conhecimento e do sistema produtivo;
• expandir a educação profissional e tecnológica;
• promover a inclusão digital;
• fortalecer a educação a distância;
• garantir formação adequada de professores; e
• promover a cultura empreendedora e difundir valores de livre iniciativa e ética empresarial.
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