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Educação
Dar um salto na qualidade e na escala da educação básica e profissional
O principal desafio do sistema educacional brasileiro é a qualidade.
A indústria necessita de recursos humanos qualificados, criativos e com capacidade empreendedora.
Essa é a base para a elevação da produtividade e crescimento sustentável da renda.
É fundamental a criação de condições para um salto qualitativo em todos os níveis de ensino, tendo
como referência padrões internacionais. Isso requer um sistema nacional de indução à qualidade que
assegure melhoria da infraestrutura, recursos didáticos e formação adequada de professores.
A educação no Brasil deve perseguir os seguintes objetivos principais:
• Garantir a qualidade da educação básica;
• Ampliar o nível educacional dos trabalhadores da indústria;
• Garantir uma educação superior de qualidade e adequada às necessidades da economia do conheci-
mento e do sistema produtivo;
• Expandir a educação profissional e tecnológica;
• Promover a inclusão digital;
• Fortalecer a educação a distância;
• Garantir formação adequada de professores;
• Promover a cultura empreendedora e difundir valores de livre iniciativa e ética empresarial.
PL 8.035/2010
, do Poder Executivo, que “Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio
2011-2020 e dá outras providências”.
Foco: Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020.
o Que É
Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011-2020. O novo PNE apresenta dez
diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas que estabelecem mecanismos de
concretização. As metas contemplam os seguintes temas: alfabetização, educação básica, educação su-
perior, educação profissional e tecnológica, educação especial, educação de jovens e adultos, formação
e valorização dos profissionais da educação e financiamento.
Diretrizes –
entre as diretrizes do PNE, destacam-se: (i) melhoria da qualidade do ensino; (ii) formação
para o trabalho; (iii) promoção científica e tecnológica; (iv) estabelecimento de meta de aplicação de re-
cursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; (v) valorização dos profissionais
da educação.
Metas/ Estratégias/ Ensino Profissional –
as metas previstas na lei deverão ser cumpridas no prazo de
vigência do PNE, desde que não haja prazo inferior definido para metas específicas.
Entre as estratégias previstas no PNE para ampliação da jornada escolar, é importante ressaltar a que
prevê incentivo à oferta de atividades voltadas à ampliação da jornada escolar de estudantes matricula-
dos nas escolas da rede pública de educação básica por parte das entidades privadas de serviço social
vinculadas ao sistema sindical, de forma concomitante e em articulação com a rede pública de ensino.