Página 178 - Agenda Legislativas da Ind2014

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AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA | 2014
divergente
com ressalva
NOSSA POSIÇÃO:
DIVERGENTE COM RESSALVA
A importância do balanço social é reconhecida por divulgar práticas sociais das em-
presas, de forma que sejam exemplos a serem seguidos, e por demonstrar publica-
mente que a sustentabilidade das organizações tem relação direta com a sustentabi-
lidade das comunidades e do meio em que existem.
O caráter impositivo do projeto desfigura a finalidade e o alcance do balanço social.
A publicação de balanço deve ter caráter voluntário, pois desse modo estimula-se a
concorrência por modelos mais sofisticados, como percebido na evolução dos padrões de relató-
rio. O balanço social nos termos propostos será um documento restritivo, não existindo mecanis-
mos de monitoramento ou avaliação e progresso dos indicadores. A edição de uma lei engessa o
desenvolvimento, elimina a participação dos interessados na construção dos balanços e o caráter
educativo existente no processo atual.
ONDE ESTÁ? COM QUEM?
SF –
CDR (aprovado o projeto com substitutivo),
CAE (aguarda parecer do relator, senador
Francisco Dornelles - PP/RJ),
CMA e CCJ. CD.
Educação
Dar um salto na qualidade e na escala da educação básica e profissional
O principal desafio do sistema educacional brasileiro é a qualidade.
A indústria necessita de recursos humanos qualificados, criativos e com capacidade empreende-
dora. Essa é a base para a elevação da produtividade e crescimento sustentável da renda.
Assim, todos os esforços devem ser despendidos, para que a Educação, em todos os níveis, in-
clusive a profissional, seja de qualidade, criando-se condições para que ocorra um salto qualitativo
no sistema educacional que assegure: melhoria da infraestrutura, recursos didáticos e formação
adequada de professores, tendo como referência, inclusive, padrões internacionais de ensino.
A educação no Brasil deve perseguir os seguintes objetivos principais:
• garantir a qualidade da educação básica;
• ampliar o nível educacional dos trabalhadores da indústria;
• garantir uma educação superior de qualidade e adequada às necessidades da economia do
conhecimento e do sistema produtivo;
• expandir a educação profissional e tecnológica;
• promover a inclusão digital;
• fortalecer a educação à distância;
• garantir formação adequada de professores; e
• promover a cultura empreendedora e difundir valores de livre iniciativa e ética empresarial.