Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 39 | novembro 2019

▼ Capa | Roseli Lopes ▲ Criatividade e empatia serão a tônica das tarefas humanas, diz a professora Revolução na sala de aula DOUTORA EM ENGENHARIA ELÉTRICA E PROFESSORA ASSOCIADA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, ROSELI LOPES DEFENDE A UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO ESSENCIAL PARA O SÉCULO 21 REFERÊNCIA no país em relação à aplica- ção da abordagem STEAM (acrônimo para Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática), a professora e pesquisadora Roseli Lopes acredita que a interdisciplina- ridade da vida real deve ser levada para as salas de aula. Segundo ela, essa estratégia permite aproximar o estudante da escola, tornando-a mais interessante, e também prepara as pessoas para ummundo de ace- leradas transformações. “Mais do que con- teúdos prontos, precisamos criar situações para que os aprendizes compreendam os processos de construção do conhecimento científico e tecnológico e se percebam ati- vos nesses processos”, defende a docente. 22 Revista Indústria Brasileira ▶ novembro 2019

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0