Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 39 | novembro 2019

Enxerguei na tecnologia uma oportunida- de para mudar a vida delas. Diante da fal- ta de recursos para trabalhar com ofici- nas de robótica, só me restava lamentar ou trabalhar com o lixo como meio para transformar o ensino. Fiz a segunda op- ção”, conta a professora. Entre os resultados, Débora pontua o protagonismo desenvolvido pelos es- tudantes, a percepção da escola com ou- tro olhar, a compreensão sobre a “utilida- de” das disciplinas e a contextualização do aprendizado na vida deles. “Também percebi avanço em relação à redução da evasão escolar e do trabalho infantil e melhoria da nota da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, comemora. ELEMENTO TRANSVERSAL Em maior escala, em 2014, o Serviço Social da Indústria (SESI) implementou a filosofia STEAM e a robótica para to- das as suas turmas do 3 o ano do ensino fundamental até o 3 o ano do ensino mé- dio. De forma inovadora, a robótica en- trou no currículo como elemento trans- versal a todos os conteúdos trabalhados, e não como uma disciplina específica. Assim, “para construir o seu projeto, o estudante precisa recorrer aos conhe- cimentos adquiridos de forma comple- mentar em todas as disciplinas”, expli- ca Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor-superinten- dente do SESI. A entidade tem apostado na robótica para desenvolver competências como em- preendedorismo, raciocínio crítico, em- patia e trabalho em equipe. Com tantas habilidades sendo trabalhadas de forma simultânea, a expectativa é que as novas diretrizes curriculares, voltadas para o “aprender fazendo”, fortaleçam o desen- volvimento de projetos de robótica em todo o país. “Acreditamos na educação por competências e habilidades como instrumento essencial na construção de uma nação mais educada e preparada para os desafios impostos pelos paradig- mas do Século 21”, diz Lucchesi. ■ UM ANO, MUITOS RESULTADOS 948 Apenas em 2019, a mobilização nas escolas da rede SESI resultou em: equipes de robótica nas categorias FLL, FTC e F1 nas escolas 26 equipes classificadas para torneios pelo mundo 33 prêmios internacionais em torneios nos Estados Unidos, na Turquia, no Uruguai, no Líbano e na Austrália 2 prêmios de times do SESI/SENAI na categoria FRC em torneio nos Estados Unidos 6.280 competidores 14 torneios regionais realizados em 11 estados 1 torneio nacional (1º Festival SESI de Robótica) com: ◀ Fonte: SESI 21 Revista Indústria Brasileira

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