Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 39 | novembro 2019

os estudantes que eles estão se preparan- do e desenvolvendo as competências para o século 21. Trata-se de uma combinação de espaços e estratégias pedagógicas que tra- balham com as disciplinas de forma mais integrada, de teoria e prática, estimulando a curiosidade e a inventividade, com foco maior nos métodos da pesquisa científica e tecnológica do que em reprodução de conte- údos prontos. Os estudantes percebem que podem abrir as “caixas pretas” e não ape- nas entender como funcionam, mas gerar novos conhecimentos e tecnologias. No sé- culo 21, tarefas repetitivas ou de fácil mo- delagem poderão ser realizadas por robôs. Para os seres humanos, ficarão as não repe- titivas e aquelas que dependam de criativi- dade e empatia. ▶ Existem dados que mostrem os resulta- dos de uma educaçãomais integrada e pro- vocativa no desenvolvimento socioeconô- mico de uma região ou país? Basta analisar os relatórios da Organização para a Coopera- ção e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo. Há correlação direta entre o desempenho social e econômico dos paí- ses e o desempenho dos seus estudantes no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado pela insti- tuição. Aqueles que conseguem realmen- te aprender temas relacionados a ciências, tecnologia, engenharia e matemática, sen- do capazes de aplicar conceitos em diferen- tes contextos, se tornam profissionais mais qualificados e contribuem para o desenvol- vimento dos seus países. ▶ Em seu projeto piloto de implementação do Novo Ensino Médio, o SESI investiu na abordagem STEAM e também em conteú- dos como robótica. Qual a relevância da iniciativa diante da quarta revolução in- dustrial? Esta iniciativa é muito relevante e atual porque o que estamos vivenciando é diferente de tudo o que a humanidade já viu. Precisamos preparar os indivíduos para este mundo de aceleradas transformações tecnológicas, que por sua vez podem tra- zer grandes impactos econômicos, sociais e ambientais para as nações. Mais do que conteúdos prontos, precisamos criar situa- ções para que os aprendizes compreendam os processos de construção do conhecimen- to científico e tecnológico e se percebam ati- vos neles. ■ ▶ Quais são as principais competências desenvolvidas pelos estudantes que têm seu processo de aprendizagem estimula- do pela metodologia STEAM? Nessa abor- dagem, em geral começamos propondo de- safios mais simples e fechados, modelados pelos professores. Depois, gradativamente, outros problemas mais complexos e aber- tos são trazidos pelos estudantes a partir da observação que eles fazem do mundo real. Nesse percurso, os alunos desenvolvem di- versas competências, como o aumento da autonomia para aprender, para elaborar de- safios e também para enfrentá-los. O mun- do real é interdisciplinar. Assim, à medida em que se deparam com problemas e de- safios de maior complexidade, os estudan- tes percebem a importância da interdisci- plinaridade e do aprofundamento teórico e prático em temas de STEAM. Percebem, ainda, a importância de aprimorar a comu- nicação oral e escrita, trabalhar em equipe e buscar a diversidade na composição dos seus grupos. ▶ A evasão escolar é um dos maiores pro- blemas na educação do país, sendo que os índices de abandono crescemde forma ex- ponencial no ensino médio. A utilização de novas metodologias e tecnologias pode contribuir para a permanência do estudan- te em sala? Quando criamos situações de aprendizagem nas quais os estudantes per- cebem que estão aprendendo, e também o valor do que estão aprendendo, a motivação aumenta muito. A abordagem STEAM con- tribui para que os alunos descubram que po- dem ser protagonistas das suas próprias vi- das e também na resolução de problemas em suas comunidades. Isso porque a STEAM coloca os estudantes em situações de inves- tigação e enfrentamento de problemas re- ais. Assim, ela induz trajetórias de busca de aprimoramento contínuo, tanto em relação à aquisição quanto à aplicação de conheci- mentos teóricos e práticos. Um estudante ativo entende a importância da escola para se preparar melhor para a vida. ▶ Ao implementar a abordagem STEAM, as escolas brasileiras têm atuado no sentido de relacionar essa nova forma de apren- der com as competências necessárias ao profissional do século 21? Quando as es- colas são bem-sucedidas na implementação da abordagem STEAM, fica evidente para 23 Revista Indústria Brasileira

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