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ABRIL 2018 INDÚSTRIA BRASILEIRA 45 TORNEIO DE ROBÓTICA TRAZ SOLUÇÕES INOVADORAS A capacidade de inovação, o empre- endedorismo e o raciocínio lógi- co de 800 estudantes brasileiros foram desafiados no Torneio de Robóti- ca FIRST LEGO League (FLL). Nesta tem- porada, batizada de Hydro Dynamics , a água foi o tema central. Realizada em Curitiba (PR), entre os dias 16 e 18 de março, a competição instigou os par- ticipantes a formular propostas ino- vadoras sobre como o recurso pode ser encontrado, transportado, usado ou descartado. Voltada para jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas e privadas, a disputa foi criada pela organização não governa- mental FIRST, em parceria com o Grupo LEGO, tendo o Serviço Social da Indús- tria (SESI) como organizador no Brasil. Seu objetivo é despertar o interesse dos estudantes por áreas de conhecimento ligadas a ciências, matemática e tecno- logia no ambiente escolar. Para o diretor de operações do SESI, Paulo Mól, a competição vai além da tec- nologia. “O Torneio de Robótica contribui para o desenvolvimento de soluções ino- vadoras para problemas do mundo real e também prepara os jovens para o futu- ro, como cidadãos e profissionais, a par- tir do desenvolvimento de competências e habilidades e do estímulo ao trabalho colaborativo”, afirma. O gerente da Lego Education para a América Latina, Pedro Alejandro Yang, destaca que a robótica nas escolas ensi- na às crianças os primeiros passos para as carreiras de engenharia e promove o interesse pela ciência e tecnologia em um ambiente de diversão. “No Brasil, EQUIPES DE TODO O PAÍS PARTICIPARAM DE COMPETIÇÃO QUE ESTIMULA A INOVAÇÃO E O INTERESSE PELO CONHECIMENTO TÉCNICO E APLICADO, EM EVENTO ORGANIZADO PELO SESI; VENCEDORES REPRESENTARÃO O PAÍS EM TORNEIOS NOS EUA, NA HUNGRIA E NA ESTÔNIA a disputa é mais descontraída que em outros países, e o desempenho dos es- tudantes acima da média. Os brasileiros sempre conquistam troféus com projetos muito originais”, complementa. Entre as provas do torneio, um dos pontos altos é o Desafio do Robô. Os estudantes projetam e constroem robôs com peças da tecnologia LEGO MINDS- TORMS para cumprir determinadas mis- sões. São situações reais, simuladas de forma lúdica. Neste ano, os androides removeram canos quebrados, viraram tampas de bueiro e moveram bombas de água, por exemplo. Durante a competição, o trabalho em equipe e o design dos robôs tam- bém somam pontos. Os juízes levam em consideração a quantidade e os tipos de sensores utilizados, o total

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