Revista Indústria Brasileira

“O que fiz foi me adaptar mais uma vez à realidade. No trabalho final da disciplina, os alunos tiveram que gravar um vídeo fa- zendo associações do que estudamos com a série, e eles foram muito criativos. Um dos grupos criou um talk show”, destaca Ítalo. A recepção da turma foi instantânea. “Facili- tou a assimilação do conteúdo com a histó- ria”, conta Flávia Nicolle, umas das alunas. INOVAÇÃO COM AGILIDADE O que o instrutor Ítalo fez em suas aulas não é um caso isolado no Sistema Indústria. Além de outras iniciativas semelhantes no SENAI, o Serviço Social da Indústria (SESI) também adotou, nos últimos meses, uma sé- rie de mudanças educacionais, que criaram projetos e desafios inovadores para transfor- mar o ensino e garantir a qualidade de seus cursos, apesar da pandemia. Desde junho, alunos do ensino técnico do SENAI contam com um aplicativo de rea- lidade aumentada (RA), capaz de fazer a co- nexão entre o mundo real e o conteúdo que está sendo ministrado. É a mesma tecnolo- gia que ficou bastante conhecida com o jogo Pokemon Go . A ferramenta busca facilitar o aprendizado de quem cursa o ensino pro- fissional a partir de uma experiência mais interativa e dinâmica com a área de estudo. Os estudantes do SENAI já utilizavam aplicativos de RA com conteúdo restrito para cada área. Para ter acesso ao app, dis- ponível para Android e iOS, basta baixá-lo e, com a câmera do tablet ou do celular, fa- zer a conexão entre a imagem impressa do livro didático e a imagem mostrada no ce- lular em três dimensões, com movimento, som e interação. Ao interagir, são mostrados simuladores, equipamentos de combate a incêndio, sis- temas de geração de energia elétrica, cir- cuitos eletroeletrônicos, instrumentos de medição e vários outros. A observação e a interação com esses elementos ocorrem de maneira intuitiva. Para o gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado, a tecnologia facilita o aprendizado. “Qualquer medida que possa ajudar na compreensão dos conteúdos é bem-vinda, ainda mais um app que contém informações de tantas áre- as de profissões da indústria”, diz. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Outra iniciativa que tem engajado mui- tos estudantes é o desafio nacional de inte- ligência artificial promovido por meio de uma parceria entre a Microsoft, o SESI e o SENAI. Até 30 de outubro, alunos das duas instituições poderão se inscrever na seletiva que vai escolher os melhores projetos do se- tor industrial que utilizem recursos de inte- ligência artificial do Microsoft Azure. As equipes podem ser formadas por até cinco estudantes a partir de 16 anos, com orientação de um instrutor responsável. Os estudantes serão divididos em três cate- gorias a partir do curso em que estiverem matriculados e terão como desafio o desen- volvimento de um chatbot que auxilie na re- solução de um problema, melhore algum produto ou processo da indústria ou, ain- da, apresente soluções inovadoras a partir de ideias já existentes. “Com essa parceria, conseguiremos ensi- nar inteligência artificial para grupos de es- tudantes e, ao mesmo tempo, solucionar pro- blemas importantes da indústria nacional,” explica a diretora de Educação da Microsoft Brasil, Vera Cabral. Os melhores projetos se- rão premiados com notebooks e vouchers para exames de certificação da Microsoft. ▼ O instrutor Ítalo Vasconcelos, do SENAI de Patos (PB), usou o conteúdo da série A Casa de Papel (NetFlix) para engajar estudantes na disciplina de Comunicação Empresarial do curso técnico em Administração 44 Revista Indústria Brasileira ▶ julho 2020 ▼ SESI/SENAI/IEL

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