Revista Indústria Brasileira

OUTRAS INOVAÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA INDÚSTRIA PlataformaPlural OSESI lançouaPlataformaPlural,umambientedigitalondeos alunos podem acessar os conteúdos essenciais para cada etapa letiva,como livroseapostilas. GrandPrixSENAIde Inovação A maratona virtual de inovação do SENAI com a temática de Covid-19 estimulou alunos e instrutores de todo o país a desenvolveremsoluçõesparaocombatedonovocoronavírus. Maisvagasnoscursos100%EaD O SENAI ampliou o número de vagas para os cursos 100% a distância. Há diferentes opções com cursos pagos e gratuitos decurtaduraçãoemáreascomoGestão,LogísticaeTecnologia daInformação. Capacitaçãode instrutores Profissionais do SESI e do SENAI de todo o Brasil foram treinados para atender a demandas e oferecer o suporte necessário a alunos e pais em relação a dúvidas relacionada às plataformaseferramentasparaasaulasnãopresenciais. MINECRAFT Ainda em parceria com a Microsoft e também com a BigBrain, o SESI lançou ou- tra estratégia para envolver seus estudantes de maneira lúdica e capaz de gerar reflexões e análises. Para isso, recorreu ao Minecraft, reconhecido game online, com o objetivo de incentivar um envolvimento maior dos alunos na aprendizagem e, ainda, estimular elementos como criatividade e colaboração. Foi assim que surgiu o desafio relâmpa- go Mundo em Ação! Prevenção e Educação , que incentiva os mais de 134 mil estudan- tes dos ensinos fundamental I e II do SESI a criarem, no Minecraft Education Edition , um mundo antes da pandemia da Covid-19 e outro depois dela. Para cumprir o desa- fio na plataforma de aprendizado baseado em jogos, os estudantes têm que pesquisar mais sobre os impactos da doença e as mu- danças ela provoca no comportamento das pessoas e dos estabelecimentos e nos servi- ços públicos em sua própria cidade. A ideia é que todas as áreas do conhecimento sejam trabalhadas com a utilização dessa platafor- ma de jogo com muita criatividade. “As escolas SESI se reinventaram, se adaptaram e redesenharam as aulas, aproveitando as oportunidades de aprendizagem. O SESI respondeu muito bem às demandas geradas pela pandemia e se or- ganizou rapidamente para chegar à casa dos estudantes e continu- ar com o processo de aprendizagem”, ressalta a gerente de Educa- ção Tecnológica do SESI, Kátia Marangon Barbosa. ■ ▲ O jogo online Minecraft tem sido usado no SESI para estudar as transformações que a pandemia provocou no comportamento das pessoas, das empresas e dos serviços públicos 45 Revista Indústria Brasileira

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