Revista Indústria Brasileira

Como melhorar a inovação no Brasil ESPECIALISTAS E EMPRESÁRIOS APONTAM MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO E NA PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO, QUE PODEM ESTIMULAR OS INVESTIMENTOS POR AQUI O empresário Pedro Passos, um dos fundadores da Natura, afirma que a decisão da empresa, ainda em 1998, de fazer uma opção pelo desenvolvimento tecnológico a partir da bio- diversidade brasileira, foi um fator fundamental para o cres- cimento da companhia. “A inovação foi o principal fator que nos permitiu evoluir ao longo dos anos”, ressalta. Criada em 1969 a partir de uma pequena loja em São Paulo, a empre- sa, que investe 2,4% da sua receita líquida em pesquisa, está presente hoje em diversos países. Durante evento online no dia 1º de julho promovido pela CNI, Passos disse que a empresa fechou 2019 com 343 pa- tentes depositadas, 330 novos produtos lançados e um ín- dice de inovação de 58,4%. Segundo ele, a inovação está presente tanto no processo de produção quanto no jeito de fazer negócios. Com a pandemia da Covid-19, o proces- so de digitalização de vendas aumentou e mais de 1 milhão de consultoras de vendas já usam a plataforma desenvolvi- da pela empresa. Apesar do sucesso da Natura e de outras empresas que atuam no Brasil, os investimentos em Pesquisa, Desenvol- vimento e Inovação (PD&I) ainda são baixos no país. Dados da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa fe- deral que financia investimentos em PD&I, mostram que a previsão de recursos para este ano, de R$ 680 milhões, é a mais baixa desde 2016, quando foi liberado R$ 1,05 bilhão. Obs.: Os dados doBrasil são para 2019 e dos demais países, de 2018. Israel Coreia Japão Alemanha Estados Unidos China Brasil 4,9% 4,5% 3,3% 3,1% 2,8% 2,3% 1,3% Países da OCDE investem, emmédia, mais de 2%DOPIB EMP&D ▼ Fonte: OCDE, 2020; MCTIC, 2019. 19 Revista Indústria Brasileira

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