Revista Indústria Brasileira

TEMA CIDADE SEDE DO NACIONAL NÚMERO DE PARTICIPANTES 2013 Soluções para a Terceira Idade Brasília 600 2014 Fúrias da Natureza Brasília 600 2015 Aprendizagem no Futuro Brasília 600 2016 Caminhos do Lixo Brasília 600 2017 Animais Aliados Brasília 770 2018 Água Curitiba 830 2019 Em Órbita Rio de Janeiro 1.200 2020 Cidades Inteligentes e Sustentabilidade São Paulo 1.500 missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena. O F1 nas Escolas, por sua vez, é um pro- grama educacional oficialmente vinculado à Fórmula 1 que reproduz os desafios dessa categoria do automobilismo. Nessa prepara- ção para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escude- ria. Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e tes- tar o protótipo de um carro de F1, que deve ter, no mínimo, 50 gramas. ESTREIA Pela primeira vez no Brasil, o Festival SESI de Robótica apresentou uma nova cate- goria: a FIRST Robotics Competition (FRC). A modalidade combina a emoção do espor- te com os rigores da ciência e da tecnologia e é uma verdadeira febre nos Estados Uni- dos. Para se ter uma ideia, no Torneio Mun- dial dos Estados Unidos no ano passado, em Houston, mais de 400 equipes de todo o pla- neta participaram apenas dessa categoria. Nela participam jovens do ensinomédio e universitários e o objetivo é arrecadar recur- sos, desenvolver uma marca e criar e progra- mar robôs de tamanho industrial, com cerca de 60 quilos, para um jogo de campo difícil. É o mais próximo da engenharia do mundo real que um estudante pode chegar. Mas o festival do SESI não teve só robôs. Além das competições, o evento contou, em sua programação, com o Seminário Interna- cional SESI de Educação , que teve a presen- ça de especialistas do Brasil e do mundo para discutir a cultura do faça você mesmo e o tema Cidades Inteligentes . Em outro espaço, o SESI convidou o pú- blico a interagir com o mundo da robótica por meio de workshops sobre Ancestrali- dade e Tecnologias, Programação e Algorit- mos, Visualização de Dados, entre outros. Além disso, o Espaço ACESSE – Arte Contem- porânea e Educação em Sinergia no SESI – dis- ponibilizou ferramentas e tutoriais para pro- dução de objetos criativos e interativos. ■ ▲ Geartech Canaã, do SESI de Goiânia, foi a bicampeã na categoria FIRST Tech Challenge 45 Revista Indústria Brasileira

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