Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 31 | Março 2019

◀ Fonte: Avaliação de Percepções sobre a Temporada HydroDynamics do Programa de Robótica do SESI – Competidores e Técnicos da Etapa Nacional 2018 Brasil”, contou emocionada a estudante. Inserida no currículo das escolas do SESI há 13 anos, a robótica tem mostrado re- sultados interessantes aos estudantes, como o desenvolvimento de habilidades em matérias como matemática, ciências e linguagens, e de competências como a ca- pacidade de trabalhar em grupo. Pesqui- sa realizada pela consultoria John Snow Brasil com participantes do torneio de robótica da edição de 2018 apontou que 94% passaram a gostar mais de conteú- dos de exatas após a participação no tor- neio. Além disso, 50% dos entrevistados afirmaram que as notas escolares aumen- taram nos últimos 12 meses e 76% acredi- tam mais em sua capacidade de inovação. Para o gerente executivo de educação do SESI, Sérgio Gotti, a inserção da robó- tica no currículo escolar do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio é um diferencial para o aluno do SESI, que vem se mostrando mais preparado para avaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do En- sino Médio (Enem), assim como para o 1 0 0% Consideraram ter melhorado a capacidade de raciocínio lógico 9 4% Passaram a ter mais gosto pelos conteúdos de exatas 7 6% Afirmaram que melhorou a capacidade de inovação 5 5% Disseram se interessarem mais por engenharias e tecnologias 5 0% Disseram que as notas escolares aumentaram nos últimos 12 meses U S O DA É UM I N C E N T I VO AO S E S T UDO S (Opinião de alunos que participaram do torneio em 2018) mercado de trabalho e os desafios da in- dústria 4.0. “A robótica é, certamente, um indutor dos bons resultados dos alunos do SESI porque eles têm um conhecimen- to maior do que um aluno que vê as ques- tões só na teoria”, avalia Gotti. A robótica está presente em 389 das 505 escolas da rede em todo o Brasil e capacita cerca de 198 mil estudantes. A ferramenta não é uma disciplina espe- cífica, mas um componente transversal que perpassa diferentes conteúdos, o que faz com que seja um importante instru- mento da metodologia STEAM (sigla in- glês que contempla ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). “A ro- bótica pode contribuir com o desenvolvi- mento da lógica e do pensamento compu- tacional. Além disso, abre todo um campo de possibilidades por conta construção de protótipos e máquinas”, afirma Gus- tavo Pugliesi, pesquisador em educação da Universidade de São Paulo e entusias- ta das oportunidades que a associação en- tre tecnologia e ensino pode trazer para o desenvolvimento do país. ■ 45 Revista Indústria Brasileira

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