Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 30 | Fevereiro 2019

EMPRESAS brasileiras enfrentam graves desafios para vender bens e serviços para o exterior. Os obstáculos estão ligados, prin- cipalmente, às elevadas tarifas cobradas por portos e aeroportos, à intrincada bu- rocracia alfandegária e aduaneira e a um arcabouço normativo controverso e, muitas vezes, defasado. Algumas leis datam da dé- cada de 1950 e conflitam com a Constituição de 1988. O diagnóstico, o mais abrangente feito no Brasil com empresas exportadoras, está na edição de 2018 da pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasilei- ras , realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fun- dação Getúlio Vargas (FGV). Nos últimos anos, a taxa de câmbio dei- xou de figurar como um dos principais desa- fios conjunturais. Apesar de 37,3% das em- presas apontarem esse item como um fator desfavorável às exportações, o levantamento destaca muitas questões estruturais. “A pes- quisa nos mostra que há muitos problemas que são domésticos e que demandam mu- danças dentro do Brasil. Precisamos de me- didas para facilitar o comércio internacional e modernizar as nossas operações”, explica o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi. Os dados foram coletados junto a 589 empresas exportadoras brasileiras en- tre outubro de 2017 e março de 2018. São 33 Revista Indústria Brasileira

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