REVISTA SESI SENAI EDUCAÇÃO JULHO/14 - page 8

8
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Na Olimpíada, o estudante tem a oportunidade de bus-
car soluções, a partir de uma situação-problema base-
ada na indústria, agindo como se fosse de fato um pro-
fissional. Nesse contexto, o educando passa por etapas
tais como elaborar o planejamento do seu projeto, fazer
cálculos, definir, especificar e separar os materiais que
serão utilizados e indicar como o produto deve funcionar
para gerar um resultado satisfatório, entre outros. Atra-
vés disso, o aluno aplica a teoria na prática.
Para Leão, o estudante que consegue desenvolver um
projeto para participar da competição é praticamente
um profissional – isso, é claro, desconsiderando ques-
tões como idade ematuridade. Contudo, a realização do
projeto mostra que o aluno de fato possui competência
para exercer tal função. “São provas de alto nível, base-
adas no que o profissional faz na indústria e que exigem
um grande período de preparação dos alunos. Eles são
avaliados nos mais altos padrões exigidos para aquela
profissão.”
OlimpíadadoConhecimento2008.Geraldaáreadecompetição
1,2,3,4,5,6,7 9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,...81
Powered by FlippingBook