Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 39 | novembro 2019

A dificuldade de se perceber, logo de início, que um projeto voltado à busca de soluções para problemas so- ciais ou ambientais esteja relacionado à robótica consis- te no grande trun- fo dessa área mul- tidisciplinar. É ela que permite a uti- lização da robótica como instrumen- to facilitador para a formação de cidadãos e profissionais conectados com as competências e habi- lidades necessárias para atuar em uma sociedade que passa pela pela quarta re- volução industrial. O ensino de robótica tem ganho ex- pressão no país, embora não seja efeti- vamente uma novidade. Escolas públicas e particulares têm investido na oferta da robótica, em muitos casos de forma inte- grada à filosofia STEAM (acrônimo para Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática), fundamentada na inter- disciplinaridade do conteúdo e na apli- cação prática do conhecimento. RECONHECIMENTO Essa jornada tem resultado em prêmios e reconhecimentos, como a indicação da professora brasileira Débora Garofalo ao Global Teacher Prize 2019 , considerado o “Nobel da Educação”, pelo projeto “Robó- tica com sucata”. Desenvolvida junto aos alunos de uma escola pública da periferia de São Paulo, a iniciativa retira do lixo a matéria-prima necessária para a realiza- ção dos projetos de robótica e já criou pro- tótipos que vão desde um carrinho movido a bexiga até um aspirador de pó. Para além do impacto ambiental da iniciativa, que totaliza uma tonelada de lixo retirado das ruas da capital paulis- ta, e da transformação promovida nas vi- das dos alunos, o reconhecimento obti- do pelo projeto também resulta da sua simplicidade e capacidade de replicação. “Quando cheguei à escola, em 2015, me deparei com crianças que viviam em si- tuação de grande vulnerabilidade social. ALÉM DAS LETRAS Confira o significado de algumas das principais siglas utilizadas nos campeonatos mundiais de robótica para designar as categorias: principal categoria no campeonato mundial de robótica. Os estudantes precisam projetar robôs industriais de até 56 quilos para executar tarefas em uma arena, como movimentar bolas e discos para reservatórios em um tempo determinado. voltada para estudantes do ensino fundamental, com foco em STEAM. A construção dos robôs pode envolver apenas peças fornecidas pela Lego. dirigida a estudantes do ensino médio, os robôs são desenvolvidos com kits REV ou Tetrix, compostos por circuitos elétricos e peças de encaixe, geralmente utilizadas por profissionais de engenharia. destinada a alunos do ensino médio, simula todas as fases de criação de um carro de Fórmula 1, incluindo a criação de uma escuderia que funciona como uma pequena empresa. Os robôs são veículos para que os alunos possam aprender importantes habilidades para a vida” ▲ Dean Kamen fundador da comunidade First For Inspiration & Recognition of Science & Technology 20 Revista Indústria Brasileira ▶ novembro 2019 ▼ Capa

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