CASO DE SUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ ARTIG
Patrícia W. Prazeres*
que se reconhecem inacabados.” Esses sujeitos,
provenientes de classes populares, vivem em si-
tuação socioeconômica desfavorável, em que a
necessidade de trabalhar muito cedo certamente
os afastou de seus lugares de origem.
Trazem em suas bagagens histórias reais de de-
sesperança e esperança que os faz tentar “mudar
de vida”, procurando melhores condições. Carre-
gam a esperança de um futuro diferente do que
deixaram para trás. Esses jovens e adultos se ca-
racterizamcomo umgrupo heterogêneo quanto às
suas atividades: pedreiros, donas de casa, portei-
ros, faxineiras, cozinheiros etc. São trabalhadores,
empregados, desempregados ou simplesmente
homens e mulheres em busca do primeiro empre-
go; filhos, pais, mães e avós. Muitos nunca foram
à escola ou dela tiveram que se afastar, quando
crianças, em função da entrada precoce no mer-
cado de trabalho, oumesmo por falta de escolas.
Esses jovens e adultos que retornaram à esco-
la passaram por ela mesmo que por um tempo
curto: dias, semanas ou apenas meses. O tem-
po de escolarização nem sempre significa mais
conhecimento ou facilidade para aprendizagem.
São sujeitos sociais e culturais, marginalizados
nas esferas socioeconômicas e educacionais,
privados do acesso à escolarização e que trazem
©PEPIFOTO/ISTOCKPHOTO