EDITORIAL
3
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Rafael Lucchesi
Diretor-superintendente do SESI - Departamento Nacional, Diretor-geral
do SENAI e Diretor de Educação e Tecnologia da CNI
A realidade da educação brasileira
O sistema educacional brasileiro precisa ser repensado para
podermos adaptá-lo às mudanças pelas quais a sociedade
vem passando. Só com essas transformações o País terá tra-
balhadores mais qualificados e, com isso, aumentará a produ-
tividade, considerada muito baixa em relação a outros países
do mundo.
Precisamos educar melhor nossos jovens e adultos, em larga
escala e a baixo custo. Para isso, a escola tem que assegurar o
diálogo, mas com firmeza de propósito quanto à meritocracia.
É necessário ajustar a estrutura curricular às necessidades da
juventude, sempre dialogando com as novas formas de comu-
nicação, já que, hoje, 90% dos alunos estão nas redes sociais.
Outra demanda importante para a educação brasileira é as-
segurar a formação e capacitação dos professores, indo além
de uma agenda só de aumento de salários. É preciso pensar
em implantar planos de gestão para expandir a qualidade para
todas as escolas brasileiras, tudo isso na direção de repensar
essa educação, flexibilizando estruturas engessadas e adap-
tando o sistema educacional também à mudança demográfica.
O País precisa ter a ambição de estabelecer a educação como
desejo de mudança central. Hoje, existe apenas um único gru-
po de pressão que atua fortemente na escola, formado pelas
pessoas que trabalham nelas, o que acaba criando uma visão
extremamente corporativista. Há uma renúncia de participa-
ção das famílias, da imprensa, dos políticos, mas isso é res-
ponsabilidade nossa. Se quisermos mudar esse jogo, temos
que discutir a escola no centro do debate nacional, sem pres-
são ou ufanismo.