Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 3 | nº 28 | novembro 2018

A robótica é um exemplo da im- plementação do STEAM nas escolas do SESI. Durante as aulas, os alunos são desafiados com uma situação-pro- blema. Com a missão em mãos, eles devem pesquisar soluções, construir robôs utilizando peças de Lego e pro- gramá-los para execução. Além da sala de aula, os estudantes ainda podem participar de torneios de robótica esta- duais, nacionais e internacionais. O es- tudante Diogo Braga, de 16 anos, está no 1º ano do ensino médio na Escola SESI da Vila Canaã, em Goiânia (GO). Desde o 5º ano do ensino fundamen- tal, está matriculado na rede SESI e, para ele, a prática da teoria foi essen- cial em sua formação. “A experiência com a robótica me trouxe crescimento pessoal e intelectual”, conta. Atualmente, Diogo participa de outro programa do SESI baseado no STEAM : o Arte Contemporânea e Edu- cação em Sinergia no SESI (Acesse). A escola da Vila Canaã é uma das pionei- ras do projeto, executado desde agos- to deste ano. Na instituição goiana, 40 estudantes compõem a turma. A ideia é a integração das ciências, da mate- mática e das linguagens com a arte. “A gente não viu arte na nossa formação como professor. Quando nos disseram que teríamos como envolver a arte com as disciplinas de ciências foi um susto. Agora, vemos com outro olhar os fatos”, explica o professor de biologia Ricardo de Matos Morais, 38 anos. A formação de professores é um dos desafios da execução do STEAM . Por isso, a rede SESI vem investindo em formação continuada de professores. Para o Acesse, por exemplo, os docen- tes passaram por uma imersão, no Rio de Janeiro, em agosto de 2018. Uma das atividades recentes do Acesse na escola da Vila Canaã envolveu química, artes e física. A convite da es- cola, o artista plástico Carlos Catini, 40 anos, se uniu aos professores na missão de integrar diferentes áreas de conheci- mento e expressão artística. Em um pri- meiro momento, os alunos foram para a sala de aula e, com o material em mãos, aprenderam sobre as propriedades quí- micas da tinta, a diferença entre a tin- ta spray e a líquida e a reação da tinta ao atingir a superfície do carro – objeto que seria pintado. Além disso, aprende- ram sobre geometria ao fazerem os mol- des para a pintura do veículo. No segundo momento, o grupo foi direcionado a um galpão e começou a pintura do carro usando os moldes, os sprays e as técnicas aprendidas. “As au- las ficaram mais emocionantes. Você não tem mais a obrigação de ficar cinco ho- ras sentado, calado, prestando atenção. No Acesse, a gente pode sentar, andar, pegar na peça, mover, pintar…”, expli- ca Rômulo Floriano Limeira, de 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio do SESI na Vila Canaã. A diferença também foi sentida pela coordenação da escola. “Antes do Aces- se, a turma era dispersa, hiperativa. Em três meses, percebemos a mudança de comportamento e o amadurecimento dos alunos”, relata Antonio Henrique Rosa, 45 anos, coordenador pedagógico da Es- cola SESI Vila Canaã. Segundo pesquisa de percepção reali- zada na rede SESI em 2018, 94% dos es- tudantes declararam ter mais gosto pelas matérias de exatas a partir da participação de atividades como a robótica; 76% acre- ditam que houve melhora na capacidade de inovação; e 50% disseram que as notas aumentaram nos últimos 12 meses. Além da percepção dos alunos, o SESI também tem se destacado nas provas nacionais, como a Prova Brasil. No quinto ano do en- sino fundamental, por exemplo, a profici- ência dos alunos do SESI em matemática foi de 245,1 pontos, enquanto na rede pri- vada foi de 229,2. Apenas os alunos de es- colas federais tiveram desempenho mar- ginalmente melhor, de 245,9. 5 vantagens do STEAM Aumento do desempenho escolar Geração de interesse por matemática, ciências, tecnologia e engenharia Conexão do currículo com as transformações tecnocientíficas Vínculo com a indústria 4.0 e as profissões do futuro Melhor preparação para o mercado de trabalho O estudante Rômulo Limeira e o coordenador pedagógico Antonio Rosa falam sobre a transformação 46 INDÚSTRIA BRASILEIRA OUTUBRO 2018 SESI SESI

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