Revista Indústria Brasileira

Embora o “novo normal” tenha se tornado assunto frequente, ninguém sabe exatamente o que ele representa e como as rela- ções humanas, profissionais e comerciais se darão em um mun- do pós-pandemia. Pensar esse “novo mundo” ainda tem sido uma espécie de exercí- cio de futurologia, apesar de a retomada de setores da economia e a flexibilização do distanciamento social apontarem algumas direções. Independentemente da direção a ser seguida, as mudanças es- truturais e comportamentais instituídas pela pandemia impõem al- guns desafios às empresas, que vão desde rever a presença dos co- laboradores nas suas instalações até uma maior compreensão da geopolítica global. Para Frederico Marchiori, gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, empresa do setor químico, a retomada será longa e cheia de aprendizados. “Muitos formatos e processos de trabalho adota- dos nesse período devem influenciar a maneira de continuar os ne- gócios. Temos grupos de trabalho dedicados a compreender os im- pactos ou explorar iniciativas que surgirão’’, explica. Desafios pós-pandemia RETOMADA ECONÔMICA DEMANDARÁ A REESTRUTURAÇÃO DE ÁREAS INTERNAS E EXTERNAS DAS EMPRESAS, DIZEM ESPECIALISTAS 30 Revista Indústria Brasileira ▶ julho 2020 ▼ Competitividade

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0