Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 39 | novembro 2019

aprimorar não só seus conhecimentos téc- nicos de engenharia, por exemplo, mas também de comunicação, ao buscarem in- terlocução com diferentes atores envolvi- dos na solução desses desafios. Essa estratégia de ensino também permite que os estudantes aprendam a aprender, premissa para grande parte das carreiras profissionais hoje, muito condi- cionadas ao desenvolvimento tecnológi- co e a inovações disruptivas. É essa capa- cidade de adaptação que pode assegurar a empregabilidade em setores hoje domi- nados pelas gigantes de tecnologia, diz em seu artigo Reinaldo Normand, CEO e co- fundador da Innovalab, empresa de edu- cação sediada em São Francisco. Além de uma visão ampla sobre ino- vações educacionais, esta edição também traz reportagens sobre boas práticas no fi- nanciamento à exportação de bens e ser- viços (resultado de estudo com 13 países), mostra a união de empresários e sindica- listas em busca de propostas que cuidem da qualidade e quantidade de empregos no país e entrevista o presidente do Sena- do, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que faz ba- lanço positivo sobre o ano legislativo, mas chama a atenção para cuidados com a tra- mitação da reforma tributária. Boa leitura! A ETAPA de formação conhecida como ensi- no médio tem, no Brasil de hoje, ao menos, três desafios: manter o vínculo entre adoles- centes em grande transformação pessoal e as escolas, facilitar a assimilação de um con- teúdo ainda muito denso para aqueles que querem cursar uma graduação universitá- ria e preparar com qualidade os estudantes cuja expectativa é ingressar logo no merca- do de trabalho, numa das milhares de vagas profissionais que exigem formação técnica. Duas metodologias e inovações educa- cionais estão apontando como soluções muito eficazes para essas questões rumo à transição para um sistema educacio- nal melhor, tema das reportagens de capa desta edição. Nas salas de aula, a STEAM (acrônimo que indica, em inglês, a fusão de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e o ensino de robótica têm motivado estudantes a se engajarem com maior interesse no processo de construção de conhecimento a partir de esforços para a solução de problemas reais. Roseli Lopes, professora da USP e espe- cialista em STEAM, conta, numa das en- trevistas desta edição, que a metodologia permite aos estudantes lidarem com a in- terdisciplinaridade dos problemas reais, e com isso entenderem por que devem ▼ Conheça o Sistema Indústria CNI facebook ▶ cnibrasil flickr ▶ cniweb instagram ▶ cnibr twitter.com ▶ cni_br linkedin ▶ cni-brasil youtube ▶ cniweb SESI facebook ▶ SESINacional youtube ▶ sesi linkedin ▶ sesi-nacional SENAI facebook ▶ senainacional instagram ▶ senai_nacional twitter ▶ senainacional youtube ▶ senaibr linkedin ▶ senai-nacional IEL facebook ▶ IELbr instagram ▶ ielbr twitter ▶ iel_br linkedin ▶ iel-nacional Carta ao leitor

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0