Revista da Confederação Nacional da Indústria | Ano 4 | nº 32 | Março 2019

Por que o ensino de robótica é importante para os estudantes? TODD ENSIGN ▲ especialista em educação na NASA ▶ A opinião de articulistas convidados não necessariamente reflete à da CNI. ▼ Outra visão EM um mundo onde a tecnologia muda rapidamente, onde uma quantidade aparentemente infinita de informações está a apenas al- guns passos de distância, os conceitos de conhecimento, de apren- dizado e de como podemos melhor educar os alunos também devem evoluir. Para que os membros das próximas gerações contribuam para uma sociedade democrática e sejam capazes de abordar ques- tões como mudança climática, veículos autônomos e inteligência artificial, os alunos precisam ser alfabetizados no uso e nas aplica- ções de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês), além de entender como processar e usar as vastas quantidades de dados disponíveis. Como nossos próprios conceitos de conhecimento mudaram da memorização de informações para a capacidade de processá-las e usá-las para resolver problemas do mundo real, há uma necessi- dade crescente de ferramentas e técnicas para envolver os alunos no processo de aprendizagem. Em contraste com um estilo didático de ensino, no qual o pro- fessor transfere conhecimento para seus alunos, a aprendizagem é mais efetiva quando os alunos constroem conscientemente seus próprios conhecimentos e compartilham o que aprenderam por meio de apresentações. O moderno movimento de ensino da robó- tica evoluiu a partir de trabalho desenvolvido no MIT ( Massachu- setts Institute of Technology ) sobre as primeiras plataformas robóti- cas para ensinar programação e geometria . Atualmente, existem dezenas de plataformas educacionais de robótica que combinam conteúdos acessíveis e adequados a diver- sas idades, interfaces flexíveis ​e programação computacional para ensinar ciência e matemática usando métodos de engenharia. O uso da robótica em sala de aula aumenta a compreensão dos alu- nos sobre conceitos de STEM, além de desenvolver sua autocon- fiança e seu interesse. Na campo da educação, o Brasil está ficando atrás de outros pa- íses desenvolvidos e em desenvolvimento em avaliações de mate- mática e ciências. Para competir na economia global, é fundamen- tal aumentar o conhecimento dos alunos em disciplinas STEM. Mas por que a robótica educacional é importante para os alu- nos? Embora não seja uma cura para todos os problemas acadê- micos, ela transfere o aprendizado do professor para os alunos, envolvendo-os em programação e raciocínio computacional, pre- parando-os e inspirando-os na busca de carreiras STEM, além de ter o potencial de aumentar a participação de populações sub-re- presentadas nessas áreas. 46 Revista Indústria Brasileira ▶ abril 2019

RkJQdWJsaXNoZXIy MjE3OTE0