Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO SETEMBRO - page 7

CASODESUCESSO
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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
O desenvolvimento do próprio conteúdo sempre fez
parte da rotina dos docentes. E não poderia ser di-
ferente com os professores do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial (SENAI). Antes, cada depar-
tamento regional desenvolvia a sua própria aposti-
la. A produção incluía desde criações individuais até
ações sistemáticas encabeçadas por equipes técni-
cas e pedagógicas, que resultavam em textos, ilus-
trações, slides, exercícios e apostilas completas dos
mais variados tipos, formatos e tamanhos, desenvol-
vidos segundo as necessidades locais.
Por isso, em 2011, o Departamento Nacional da ins-
tituição iniciou o projeto Livros Didáticos Nacionais,
com o objetivo de potencializar a qualidade da edu-
caçãooferecidaatravésdapadronizaçãodos conteú-
dos. Segundo Fabíola Coimbra, gestora do projeto, o
primeiro passo foi verificar qual unidade tinha exper-
tise em determinado assunto e fazer a contratação
dela para a padronização domaterial. “O projeto pre-
vêaparticipaçãodeequipes técnicas, pedagógicase
docentes de departamentos regionais do SENAI que
apresentem comprovada excelência técnica e reco-
nhecida capacidade de desenvolver materiais didáti-
cos em diferentes formatos emídias”, afirma.
EDUCAÇÃ PROFISSIONAL
© ADRIANHILLMAN/ISTOCKPHOTO
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