Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO - page 84

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REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
sultadosalmejadosesemantenhamcompetitivas, visto
queéestéril investiremoutrasáreasquandoossujeitos
queas integramnãoestãodiretamente comprometidos
com seus objetivos globais eestratégicos.
A sustentabilidade e a competitividade de uma empre-
sa dependem, basicamente, do conhecimento que ela
domina e, frente ao caráter criativo e mutante do co-
nhecimento, seu sucesso vincula-se à sua capacidade
deconsolidare, aomesmo tempo, renovaressesconhe-
cimentos entre os seus colaboradores, preparando-os
para lidar com as constantesmudanças características
da sociedade contemporânea.
Nesse cenário, a educação profissional assume papel
estratégico como espaço que oferece condições para
que as pessoas ingressem no mundo do trabalho pre-
paradas para atuar no atual momento histórico, na de-
nominada
sociedadedo conhecimento
.
No Brasil, múltiplas iniciativas no sentido de ampliar
qualitativamente a educação profissional vêm sendo
implementadas, todavia, a ausência de docentes qua-
lificados é um fator que dificulta essa expansão. O do-
cente dessa modalidade de ensino é constantemente
confrontado pelos desafios de ummundo globalizado
ede rápidasmudanças, emqueoaprender aaprender
tornou-secompetência fundamental paraa inserçãoem
um cenário social que se reestrutura continuamente.
O padrão artesanal, em que omestre da oficina-escola
era considerado omodelo a ser tomado como referên-
cia pelo aluno, já não émais suficiente. A ideia da es-
cola-oficina, segundoaperspectivadequeparaensinar
1...,74,75,76,77,78,79,80,81,82,83 85
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