Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO - page 79

CASODESUCESSO
79
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃ PROFISSIONAL
O focodeAusubel éoprocessode compreensão, trans-
formação, armazenamento e uso da informação. Para
o autor, o objetivo primordial do docente deve ser a
promoção da aprendizagem significativa, que aconte-
ce quando a nova informação se ancora nos conceitos
anteriormente construídos pelo aluno. Ao colocar em
relevo a importância das concepções prévias de cada
estudante, Ausubel (1980) reconhece a aprendizagem
comouma construção singular edestacaa importância
dopapel dodocentenesseprocesso.
Na aprendizagem significativa, os conhecimentos pré-
viosdoaluno, ao interagircomosnovosconhecimentos,
vãosofrendomudanças,adquirindonovossignificadose
diferenciando-seprogressivamente. Diferentemente, na
aprendizagemmecânica e repetitiva, o aluno não con-
segue articular os conhecimentos já construídos com
asnovas informações.Nãoconstruindosignificados, ele
pode limitar-seàmemorizaçãodoconteúdoeencontrar
dificuldadesnoprocessodeensinoeaprendizagem.
Tendo em vista as contribuições de Ausubel, o docente
deve sondar o repertório de conhecimentos dos alunos
e considerar suas experiências prévias nomomento de
elaborar as situações de aprendizagem. Além disso, o
docente precisa considerar pelomenos três condições
essenciais paraapromoçãodaaprendizagem significa-
tiva: amotivação do aluno, a qualidade domaterial di-
dáticoea contextualizaçãodaaprendizagem.
1...,69,70,71,72,73,74,75,76,77,78 80,81,82,83,84,85
Powered by FlippingBook