Revista SESI-SENAI DE EDUCAÇÃO - page 78

78
REVISTA
SESI/SENAI
EDUCAÇÃO
Piaget, por sua vez, traz importantes contribuiçõespara
aeducaçãonamedidaemquesua teoria reúneumcon-
juntode reflexões sobreodesenvolvimentohumano, as
quais permitem compreender comoacontecea integra-
çãoentreensinoeaprendizagem.
Para Piaget, o homem não é passivo sob a influência
do meio, pois responde ativamente aos estímulos ex-
ternos, agindo sobre eles para construir e (re)organizar
o seu próprio conhecimento. Sendo assim, a educação
formal promove o desenvolvimento namedida em que
favorece uma postura ativa e construtiva do aluno por
meio de situações de aprendizagem desafiadoras, que
estimulemadúvidaeprovoquema reflexão.
Segundo o autor, a construção do conhecimento ocor-
re pormeio das assimilações e acomodações de novos
conteúdos, em um processo contínuo, que envolvemo-
mentos de equilíbrio e desequilíbrio, denominado
equi-
libração
. Para ele, os momentos de conflito cognitivo
queocorremquandoexpectativasouprediçõesnãosão
confirmadas pela experiência são amaior fonte para o
desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, cabe ao do-
cente promover situações de aprendizagem desafiado-
ras, que permitam ao aluno transcender amera cópia
ou repetiçãodo conhecimentoparaalcançar uma cons-
trução singular eavançar no seudesenvolvimento.
1...,68,69,70,71,72,73,74,75,76,77 79,80,81,82,83,84,85
Powered by FlippingBook